SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número40Conocimientos específicos mediados pedagógicamente en la educación a distancia del programa e-Tec BrasilLa pedagogía de la variación lingüística y el estúdio de géneros en una sociedade multidialectal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

LOPES, Ana Helena Ribeiro Garcia de Paiva  y  ZUIN, Antônio Álvaro Soares. Educação@tecnologias digitais: uma investigação do caso “diário de classe” do facebook. Linhas Críticas [online]. 2013, vol.19, n.40, pp.631-647. ISSN 1981-0431.

O artigo busca investigar a página na rede social Facebook intitulada “Diário de Classe”, criada em 2012 por uma estudante brasileira com o intuito de denunciar problemas estruturais e pedagógicos de sua escola. Procura-se entender a potencialidade da internet como campo de expressão, sem negar a tênue linha que separa o elemento positivo das manifestações virtuais de um perigoso processo exibicionista e de formação de opiniões fixas. Trata-se de assinalar a importância da criticidade no uso das tecnologias digitais e quão tais aparatos telemáticos estão envolvidos na discussão contemporânea sobre a formação do indivíduo.

Palabras clave : Educação; Tecnologia; Tecnologia Digital; Facebook; Diálogo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )