SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número40Conhecimentos específicos mediados pedagogicamente na educação a distância do programa e-Tec BrasilPedagogia da variação linguística e estudo de gêneros numa sociedade multidialetal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

LOPES, Ana Helena Ribeiro Garcia de Paiva  e  ZUIN, Antônio Álvaro Soares. Educação@tecnologias digitais: uma investigação do caso “diário de classe” do facebook. Linhas Críticas [online]. 2013, vol.19, n.40, pp.631-647. ISSN 1981-0431.

O artigo busca investigar a página na rede social Facebook intitulada “Diário de Classe”, criada em 2012 por uma estudante brasileira com o intuito de denunciar problemas estruturais e pedagógicos de sua escola. Procura-se entender a potencialidade da internet como campo de expressão, sem negar a tênue linha que separa o elemento positivo das manifestações virtuais de um perigoso processo exibicionista e de formação de opiniões fixas. Trata-se de assinalar a importância da criticidade no uso das tecnologias digitais e quão tais aparatos telemáticos estão envolvidos na discussão contemporânea sobre a formação do indivíduo.

Palavras-chave : Educação; Tecnologia; Tecnologia Digital; Facebook; Diálogo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )