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Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

CYRANKA, Lúcia  y  BARROSO, Terezinha. Pedagogia da variação linguística e estudo de gêneros numa sociedade multidialetal. Linhas Críticas [online]. 2013, vol.19, n.40, pp.649-668. ISSN 1981-0431.

Este artigo apresenta os resultados de investigação em escola pública de Juiz de Fora (Minas Gerais) que atende a adolescentes da classe popular, com descompasso entre idade/ano escolar. Estudos sociolinguísticos (Soares,1995; Rojo, 2009; Faraco, 2008; Bortoni-Ricardo, 2009) e do interacionismo sociodiscursivo (Dolz, Pasquier & Bronckart, 1993; Dolz & Schneuwly, 2004) ofereceram subsídios para a pesquisa, que tem indicado serem os fatores importantes na determinação do fracasso escolar: (i) ausência de reflexão sistemática sobre variação linguística, (ii) correspondência inadequada entre variação linguística e registro de língua e (iii) subutilização dos gêneros textuais como ferramentas pedagógicas produtivas.

Palabras clave : Sociolinguística Educacional; Interacionismo Sociodiscursivo; Variação Linguística; Gêneros Textuais.

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