SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número40La pedagogía de la variación lingüística y el estúdio de géneros en una sociedade multidialectal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

HENNING, Leoni Maria Padilha. Qualidade da educação: desfazendo a trama conceitual nos discursos. Linhas Críticas [online]. 2013, vol.19, n.40, pp.669-687. ISSN 1981-0431.

A qualidade na educação é abordada vinculando-a a excelência, tema central dos anos 80 no contexto das mudanças postas pela crescente globalização, que provocou medidas estratégicas para que fosse absorvida pelas nações atingidas pelos tentáculos do capitalismo mundial em vias de acomodação a novas necessidades. Nessa ambientação, a educação é desafiada a alcançar índices de excelência para o preparo competente e competitivo dos indivíduos da sociedade tecnológica, do conhecimento e da contínua aprendizagem. Eis importante preocupação na atualidade. Tais relações impingem estudos para a “compreensão” dos conceitos e “interpretação” dos problemas enredados nesse complexo de ideias.

Palabras clave : Qualidade; Excelência; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )