SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número40Pedagogia da variação linguística e estudo de gêneros numa sociedade multidialetal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

HENNING, Leoni Maria Padilha. Qualidade da educação: desfazendo a trama conceitual nos discursos. Linhas Críticas [online]. 2013, vol.19, n.40, pp.669-687. ISSN 1981-0431.

A qualidade na educação é abordada vinculando-a a excelência, tema central dos anos 80 no contexto das mudanças postas pela crescente globalização, que provocou medidas estratégicas para que fosse absorvida pelas nações atingidas pelos tentáculos do capitalismo mundial em vias de acomodação a novas necessidades. Nessa ambientação, a educação é desafiada a alcançar índices de excelência para o preparo competente e competitivo dos indivíduos da sociedade tecnológica, do conhecimento e da contínua aprendizagem. Eis importante preocupação na atualidade. Tais relações impingem estudos para a “compreensão” dos conceitos e “interpretação” dos problemas enredados nesse complexo de ideias.

Palavras-chave : Qualidade; Excelência; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )