SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número41Visibilidades das crianças e da infânciaInfância, gerações e temporalidades: experiências de crianças e professoras em diálogo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

TEBET, Gabriela Guarnieri de Campos  y  ABRAMOWICZ, Anete. O bebê interroga a sociologia da infância. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.41, pp.43-61. ISSN 1981-0431.

Este artigo tem como objetivo constituir teoricamente a categoria bebê, no interior da sociologia da infância, tal como o fez Chris Jenks, em 1982, em relação à criança, a partir de seu texto “Constituindo a criança”. A partir de uma pesquisa fundamentada nos aportes da genealogia (tal como proposta por Foucault), problematizamos a utilização de conceitos e metodologias para o estudo dos bebês, propostos pela sociologia da infância tais como os conceitos de infância, geração, e culturas de pares e a partir da análise da produção teórica e bibliográfica de autores da sociologia da infância de língua inglesa, ressaltamos a necessidade de constituirmos teoricamente o bebê como um conceito e uma categoria analítica independente.

Palabras clave : Bebê; Diferença; Singularidade; Sociologia da Infância; Metodologia de Pesquisa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )