SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número41O bebê interroga a sociologia da infânciaAgência como vulnerabilidade: explicando a ida das crianças para as ruas de Acra índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SALGADO, Raquel Gonçalves. Infância, gerações e temporalidades: experiências de crianças e professoras em diálogo. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.41, pp.63-80. ISSN 1981-0431.

O artigo tem como objetivo discutir como crianças e professoras significam mutuamente suas experiências de infância. A pesquisa situa-se no campo dos estudos da infância. Grupos de discussão sobre diversas experiências de infância, entre crianças e professoras de turmas de educação infantil, realizados em uma brinquedoteca universitária, consistem em estratégias metodológicas. Entre as professoras, há uma tendência em valorar as experiências atuais da infância como dissonantes de um ideal que se perdeu no tempo. As crianças, por outro lado, trazem a tecnologia e o consumo como marcas de suas experiências, questões que precisam ser contempladas na agenda da educação contemporânea.

Palabras clave : Infância; Relações Intergeracionais; Experiências; Contemporaneidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )