SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número41Infância, gerações e temporalidades: experiências de crianças e professoras em diálogoEstudos da infância, antropologia e etnografia: potencialidades, limites e desafios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

MIZEN, Phil  y  OFOSU-KUSI, Yaw. Agência como vulnerabilidade: explicando a ida das crianças para as ruas de Acra. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.41, pp.81-101. ISSN 1981-0431.

O artigo considera a agência das crianças que passaram a viver nas ruas de Acra, Gana. O conceito de agência, pouco examinado, tem sido utilizado nos estudos da infância para enfatizar a capacidade de escolha das crianças. A literatura sobre crianças de rua e trabalhadoras, e da área cognata de estudos sobre migração independente de crianças, tem tratado de questões de agência das crianças significadas pelas referências às teorias de escolha racional ou à força normativa da infância. Ambas as abordagens não respondem a importantes questões. Para superar estas omissões nos baseamos em argumentos sócio-realistas e, em particular, na ênfase que colocam na vulnerabilidade como base da agência.

Palabras clave : Crianças de Rua; Crianças Migrantes; Agência; Vulnerabilidade; Infância.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )