SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número41Estudos da infância, antropologia e etnografia: potencialidades, limites e desafiosMundos na ponta do lápis: desenhos de crianças pequenas ou de como estranhar o familiar quando o assunto é criação infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

MULLER, Fernanda. Perspectivas de crianças acolhidas institucionalmente sobre suas famílias de origem. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.41, pp.125-145. ISSN 1981-0431.

O estudo considerou como participantes seis crianças acolhidas institucionalmente em uma cidade da região metropolitana de São Paulo. Foram investigadas as perspectivas sobre a família de origem de crianças que mantêm vínculos com as mesmas. Uma abordagem de inspiração etnográfica foi utilizada em combinação com outros métodos, como fotografias e conversas subsequentes conduzidas com as crianças. A pesquisa mostra que crianças elaboram dinâmicas familiares alternativas, diferentes daquelas consideradas como padrão. As políticas sociais atuais nesta área têm falhado, sobretudo quando as famílias são consideradas culpadas pela situação de vulnerabilidade em que se encontram.

Palabras clave : Dinâmicas Familiares; Abrigo; Crianças em Situação de Risco; Políticas para a Infância.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )