SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número41Mundos na ponta do lápis: desenhos de crianças pequenas ou de como estranhar o familiar quando o assunto é criação infantilMídia e consumo nas vozes das crianças: a produção de corpos infantis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

CARVALHO, Rodrigo Saballa de. Aprendizagem e formação docente: uma analítica da ordem do discurso do ProInfantil. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.41, pp.167-187. ISSN 1981-0431.

O artigo problematiza os discursos sobre aprendizagem e formação docente presentes no material do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (ProInfantil), ocorrido no período de 2005 a 2012. Trata-se de um curso na modalidade normal, em nível de ensino médio, à distância, do Ministério da Educação, que objetiva a formação de professores que atuam na educação infantil e não possuem titulação. A metodologia de pesquisa utilizada é a análise do discurso. A partir desse estudo, conclui-se que os discursos do ProInfantil operam no governamento do professor, prescrevendo metodologias de como ele deve atuar e se reconhecer enquanto profissional.

Palavras-chave : ProInfantil; Discurso; Aprendizagem; Formação Docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )