SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número41Aprendizagem e formação docente: uma analítica da ordem do discurso do ProInfantilGêneros textuais: entraves e perspectivas no trabalho escolar com a língua materna índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

ESPERANCA, Joice Araújo  e  RIBEIRO, Paula Costa. Mídia e consumo nas vozes das crianças: a produção de corpos infantis. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.41, pp.189-208. ISSN 1981-0431.

Neste artigo, discute-se a produção de infâncias em face da centralidade assumida pelo consumo nos processos de constituição identitária que se engendram no cenário contemporâneo. A partir das narrativas de um grupo de crianças, problematiza-se a produção de corpos infantis, destacando a importância da aparência, da exposição da imagem pessoal e da posse de mercadorias para as atuais configurações de infância. O estudo ancora-se nas ferramentas conceituais disponibilizadas por Zygmunt Bauman em seu exame acerca da modernidade líquida e do advento da sociedade de consumidores. As análises evidenciam a imbricação entre mídia e consumo na reinvenção dos sentidos e das experiências de infância.

Palavras-chave : Infâncias; Consumo; Corpo; Mídia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )