SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue41Mídia e consumo nas vozes das crianças: a produção de corpos infantis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

MAGALHAES, Tânia Guedes; CORDEIRO, Ariane Alhadas  and  CRESPO, Bruna dos Anjos da Costa. Gêneros textuais: entraves e perspectivas no trabalho escolar com a língua materna. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.41, pp.209-227. ISSN 1981-0431.

Este trabalho apresenta resultados de pesquisa cujo objetivo foi verificar a circulação e utilização de um documento em uma escola pública de Juiz de Fora. Tal documento foi construído em uma pesquisa anterior, e teve como eixo central os gêneros textuais na perspectiva do ISD (Bronckart, 1999; Schneuwly e Dolz, 2004). Adotamos como metodologia o estudo exploratório: escolhemos a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Após a análise dos dados, percebemos uma lacuna na formação do corpo docente no que tange ao ensino de língua, bem como uma forte demanda para um momento de “assessoria” que contribuísse com a formação continuada de professores.

Keywords : Programa de Língua Portuguesa; Gêneros Textuais; Formação de Professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )