SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número41Mídia e consumo nas vozes das crianças: a produção de corpos infantis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

MAGALHAES, Tânia Guedes; CORDEIRO, Ariane Alhadas  y  CRESPO, Bruna dos Anjos da Costa. Gêneros textuais: entraves e perspectivas no trabalho escolar com a língua materna. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.41, pp.209-227. ISSN 1981-0431.

Este trabalho apresenta resultados de pesquisa cujo objetivo foi verificar a circulação e utilização de um documento em uma escola pública de Juiz de Fora. Tal documento foi construído em uma pesquisa anterior, e teve como eixo central os gêneros textuais na perspectiva do ISD (Bronckart, 1999; Schneuwly e Dolz, 2004). Adotamos como metodologia o estudo exploratório: escolhemos a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Após a análise dos dados, percebemos uma lacuna na formação do corpo docente no que tange ao ensino de língua, bem como uma forte demanda para um momento de “assessoria” que contribuísse com a formação continuada de professores.

Palabras clave : Programa de Língua Portuguesa; Gêneros Textuais; Formação de Professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )