SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número42Transformação para um modelo de aconselhamento empoderador: vozes dos consultores e professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

OLIVEIRA, Valéria Marques de  y  RAQUEL SATRIANO, Cecilia. Narrativa, subjetivação e enunciação: reflexões teórico-metodológicas emancipatórias. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.42, pp.257-282. ISSN 1981-0431.

A narrativa enriquece a possibilidade do encontro do homem com a realidade, quer seja do mundo interior quer seja do exterior, e está presente na constituição do sujeito. Ao narrar, advêm à superfície elementos singulares e coletivos. Vista como um ato de subjetivação, favorece o processo de emancipação, como, por exemplo, em seu uso no empoderamento do sujeito nos campos da educação e saúde. A partir da reflexão crítica de pesquisas desenvolvidas no Brasil e na Argentina, integrantes do grupo de pesquisa “Atividades Simbólicas e Desenvolvimento Humano: foco em pessoas em situação de deficiência e em pessoas em situação de precarização simbólica e/ou risco social”, propõe-se uma pesquisa básica, teórica, com foco nos conceitos de narrativa, subjetivação, enunciação e terapia. Como resultado, situando a narrativa como ferramenta teórico-metodológica, observou-se o encontro entre os referenciais argentinos e brasileiros que apresentam a relação entre narrativa e o processo de subjetivação e emancipação.

Palabras clave : Enunciação; Narrativa; Empoderamento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )