SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue42Narrativa, subjetivação e enunciação: reflexões teórico-metodológicas emancipatóriasNarrativas de profissionais que lidam com crianças surdas na inclusão escolar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

ROBINSON, Georgina. Transformação para um modelo de aconselhamento empoderador: vozes dos consultores e professores. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.42, pp.283-305. ISSN 1981-0431.

Este artigo descreve o processo de transformação de uma organização educacional que oferece consultoria para a inclusão de estudantes com transtornos do espectro do autismo. Ele relata as perspectivas dos consultores que contribuíram para criar e implementar as mudanças e as dos professores que receberam as orientações. Um modelo tradicional de consultoria transformou-se em um modelo empoderador e teve como objetivo promover a capacidade do professor e encorajar inovações. Resultados deste estudo sugerem que mudanças na prática pedagógica conduziram a uma melhoria no atendimento da criança/jovem com autismo e que tanto os participantes quanto os consultores tornaram-se empoderados.

Keywords : Consultoria; Empoderamento; Escola; Professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )