SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número42Narrativa, subjetivação e enunciação: reflexões teórico-metodológicas emancipatóriasNarrativas de profissionais que lidam com crianças surdas na inclusão escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

ROBINSON, Georgina. Transformação para um modelo de aconselhamento empoderador: vozes dos consultores e professores. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.42, pp.283-305. ISSN 1981-0431.

Este artigo descreve o processo de transformação de uma organização educacional que oferece consultoria para a inclusão de estudantes com transtornos do espectro do autismo. Ele relata as perspectivas dos consultores que contribuíram para criar e implementar as mudanças e as dos professores que receberam as orientações. Um modelo tradicional de consultoria transformou-se em um modelo empoderador e teve como objetivo promover a capacidade do professor e encorajar inovações. Resultados deste estudo sugerem que mudanças na prática pedagógica conduziram a uma melhoria no atendimento da criança/jovem com autismo e que tanto os participantes quanto os consultores tornaram-se empoderados.

Palabras clave : Consultoria; Empoderamento; Escola; Professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )