SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue42Transformação para um modelo de aconselhamento empoderador: vozes dos consultores e professoresNarrativas de jovens surdos sobre seus processos de escolarização no Distrito Federal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

KELMAN, Celeste Azulay. Narrativas de profissionais que lidam com crianças surdas na inclusão escolar. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.42, pp.307-324. ISSN 1981-0431.

A Política Nacional na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, 2008) propõe a inclusão escolar para alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. No entanto, a inclusão escolar de surdos com bons resultados na aprendizagem tem sido um grande desafio. Este artigo é um recorte de uma pesquisa em que se utilizou a estratégia da pedagogia visual no ensino para alunos surdos. Foram entrevistados as professoras, uma intérprete e um profissional da limpeza urbana que atuava na escola e se comunicava em língua de sinais com os alunos. As narrativas aqui analisadas revelaram ambiguidades e tensões vividas pelos profissionais que lidam com a inclusão em seu cotidiano.

Keywords : Inclusão; Educação de Surdos; Narrativas; Pedagogia Visual.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )