SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número42Transformação para um modelo de aconselhamento empoderador: vozes dos consultores e professoresNarrativas de jovens surdos sobre seus processos de escolarização no Distrito Federal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

KELMAN, Celeste Azulay. Narrativas de profissionais que lidam com crianças surdas na inclusão escolar. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.42, pp.307-324. ISSN 1981-0431.

A Política Nacional na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, 2008) propõe a inclusão escolar para alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. No entanto, a inclusão escolar de surdos com bons resultados na aprendizagem tem sido um grande desafio. Este artigo é um recorte de uma pesquisa em que se utilizou a estratégia da pedagogia visual no ensino para alunos surdos. Foram entrevistados as professoras, uma intérprete e um profissional da limpeza urbana que atuava na escola e se comunicava em língua de sinais com os alunos. As narrativas aqui analisadas revelaram ambiguidades e tensões vividas pelos profissionais que lidam com a inclusão em seu cotidiano.

Palabras clave : Inclusão; Educação de Surdos; Narrativas; Pedagogia Visual.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )