SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número42Narrativas de jovens surdos sobre seus processos de escolarização no Distrito FederalNovas tecnologias e mediação do conhecimento em atividades colaborativas no ensino superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

HENRIQUES, Eda Maria de Oliveira  y  FONTOURA, Helena Amaral da. Leitura como formação, formação como leitura: processos narrativos/formativos em questão. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.42, pp.345-361. ISSN 1981-0431.

Este artigo apresenta pesquisas realizadas com professoras da rede pública do Distrito Federal e com professores egressos de licenciatura em pedagogia do Rio de Janeiro, com a proposta de resgatar leituras e narrativas sobre suas experiências de formação. Nessa perspectiva, buscamos pensar as concepções dos sujeitos sobre suas experiências de leitura ao longo de sua trajetória escolar, bem como compreender a existência de um diálogo dessas leituras com suas práticas pedagógicas atuais. Concluímos que a narrativa se revelou um importante espaço para o estabelecimento de novas possibilidades de leitura das relações entre memórias escolares relacionadas à leitura e questões da prática profissional.

Palabras clave : Narrativas; Formação Docente; Leitura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )