Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
HENRIQUES, Eda Maria de Oliveira y FONTOURA, Helena Amaral da. Leitura como formação, formação como leitura: processos narrativos/formativos em questão. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.42, pp.345-361. ISSN 1981-0431.
Este artigo apresenta pesquisas realizadas com professoras da rede pública do Distrito Federal e com professores egressos de licenciatura em pedagogia do Rio de Janeiro, com a proposta de resgatar leituras e narrativas sobre suas experiências de formação. Nessa perspectiva, buscamos pensar as concepções dos sujeitos sobre suas experiências de leitura ao longo de sua trajetória escolar, bem como compreender a existência de um diálogo dessas leituras com suas práticas pedagógicas atuais. Concluímos que a narrativa se revelou um importante espaço para o estabelecimento de novas possibilidades de leitura das relações entre memórias escolares relacionadas à leitura e questões da prática profissional.
Palabras clave : Narrativas; Formação Docente; Leitura.