SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue42Leitura como formação, formação como leitura: processos narrativos/formativos em questãoIdentidade profissional na formação docente em contextos virtuais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

BARBATO, Silviane  and  CAIXETA, Juliana Eugênia. Novas tecnologias e mediação do conhecimento em atividades colaborativas no ensino superior. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.42, pp.363-382. ISSN 1981-0431.

Neste texto, apresentamos os avanços que obtivemos em aprendizagem colaborativa em fórum de tema polêmico. Participaram 53 graduandos com 69 postagens. Foram identificados os padrões interacionais e feita análise dialógica temática. Os resultados indicaram que o diálogo foi construído em dois temas: a) formação profissional e ação pedagógica e b) formação e atuação pessoal, direcionados por sentidos de ética e cidadania na educação. Houve enfoque inicial nos posicionamentos pessoais sobre a situação relatada, seguido por mudança para enfoque nas postagens do próprio fórum com metaanálise, com transformação do padrão interacional tradicional.

Keywords : Padrões Interacionais; Educação Híbrida; Formação de Professores; Posicionamentos; Relação Teoria-Prática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )