SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número42Leitura como formação, formação como leitura: processos narrativos/formativos em questãoIdentidade profissional na formação docente em contextos virtuais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

BARBATO, Silviane  y  CAIXETA, Juliana Eugênia. Novas tecnologias e mediação do conhecimento em atividades colaborativas no ensino superior. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.42, pp.363-382. ISSN 1981-0431.

Neste texto, apresentamos os avanços que obtivemos em aprendizagem colaborativa em fórum de tema polêmico. Participaram 53 graduandos com 69 postagens. Foram identificados os padrões interacionais e feita análise dialógica temática. Os resultados indicaram que o diálogo foi construído em dois temas: a) formação profissional e ação pedagógica e b) formação e atuação pessoal, direcionados por sentidos de ética e cidadania na educação. Houve enfoque inicial nos posicionamentos pessoais sobre a situação relatada, seguido por mudança para enfoque nas postagens do próprio fórum com metaanálise, com transformação do padrão interacional tradicional.

Palabras clave : Padrões Interacionais; Educação Híbrida; Formação de Professores; Posicionamentos; Relação Teoria-Prática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )