SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número42Novas tecnologias e mediação do conhecimento em atividades colaborativas no ensino superiorExperiências estéticas na docência: o cinema como dispositivo formative índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

GONZALEZ, Maria Fernanda; CASTRO-TEJERINA, Jorge  y  CARLUCCI, Ana Paula. Identidade profissional na formação docente em contextos virtuais. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.42, pp.383-403. ISSN 1981-0431.

O artigo analisa os significados mediadores da construção da identidade profissional docente em um fórum de discussão virtual. Partimos dos enfoques sociocultural e da teoria da atividade, realizamos um estudo empírico dos discursos produzidos por 32 estudantes e um tutor. Para tanto, realizamos três tipos de análises para estudar os conteúdos temáticos e as dinâmicas dos intercâmbios no fórum. Os resultados sugerem que os significados mediadores de ser professor se constituíram dialogicamente nas práticas de intercâmbios discursivas e se centraram no professor como agente e como mediador na transmissão do conhecimento e como bom e mau professor.

Palabras clave : Identidade Profissional; Formação Docente; Contextos Virtuais de Aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )