SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número42Identidade profissional na formação docente em contextos virtuaisPolíticas de descentralização impactam negativamente a aprendizagem de professoras iniciantes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

VASCONCELLOS, Vanessa Alves da Silveira de  y  OLIVEIRA, Valeska Fortes de. Experiências estéticas na docência: o cinema como dispositivo formative. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.42, pp.405-420. ISSN 1981-0431.

A potência formativa e as contribuições para a experiência estética docente que o cinema provoca nos tempos e espaços acadêmicos é evidente, seja na formação inicial, seja na formação continuada dos professores. Acreditamos que seria importante pensar, na formação docente, a educação do olhar. E o cinema, diante disso, pode provocar essa formação e implicar pessoas em experiências éticas e estéticas. Dessa forma, apresentamos uma experiência desenvolvida com professores da cidade de Santa Maria/RS, decorrente da pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Imaginário Social - GEPEIS no projeto: “Em tempos de formação - o cinema, a vida e o cuidado de si: Exercícios autobiográficos e coletivos na atividade docente”.

Palabras clave : Formação; Cinema; Experiência Estética; Dispositivo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )