SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número42Experiências estéticas na docência: o cinema como dispositivo formativeA construção da identidade docente na educação superior tecnológica: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

PAPI, Silmara de Oliveira Gomes  e  MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Políticas de descentralização impactam negativamente a aprendizagem de professoras iniciantes. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.42, pp.421-441. ISSN 1981-0431.

Este estudo foi direcionado para a investigação do processo de desenvolvimento profissional de professoras em início de carreira, atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental de uma rede pública. Desenvolveu-se um estudo de caso de matriz crítico-dialética utilizando-se o grupo focal, a observação participante e a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados. Os resultados revelam que o contexto de políticas descentralizadoras, em que as professoras estão inseridas, influencia negativamente seu desenvolvimento profissional. Essa constatação fornece uma visão sobre como tais políticas são assimiladas pelas iniciantes, contribuindo para o avanço dos estudos sobre o tema.

Palavras-chave : Professores Iniciantes; Iniciação à Docência; Desenvolvimento Profissional; Políticas de Descentralização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )