SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número42Políticas de descentralização impactam negativamente a aprendizagem de professoras iniciantesA implementação do Proies no Brasil: novas regulações ou velhas práticas? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

FOSSATTI, Paulo  e  TREVISAN, Suzana. A construção da identidade docente na educação superior tecnológica: um estudo de caso. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.42, pp.443-460. ISSN 1981-0431.

Trata-se de pesquisa qualitativa, estudo de caso. Objetiva compreender o processo de construção da identidade docente dos professores do ensino superior tecnológico. O referencial teórico baseia-se, prioritariamente, em Tardif, Freire, Cunha, Pimenta e Frankl. Os sujeitos são professores dos cursos superiores tecnológicos. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados são: observação, questionário e entrevista semiestruturada. A técnica de análise de conteúdo de Bardin resultou em seis categorias: saber científico; saber-fazer profissional; saber empírico-pedagógico; saber da humanização; ganhos existenciais e a administração do tempo cronológico. Apresenta-se uma proposta de demandas formativas.

Palavras-chave : Identidade Docente; Ensino Superior Tecnológico; Saberes Docentes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )