SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número42A construção da identidade docente na educação superior tecnológica: um estudo de casoO “oceano quantitativista” na avaliação da pósgraduação: implicações no trabalho docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

SILVA, Renata Maldonado da. A implementação do Proies no Brasil: novas regulações ou velhas práticas?. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.42, pp.461-478. ISSN 1981-0431.

Este trabalho busca analisar a implementação do Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies), lançado em 2012, articulando-o às demais ações do Governo Federal, tais como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior (Fies) que, desde a década de 1990, visam ampliar o acesso ao ensino superior e, simultaneamente, promovem o processo de ‘empresariamento’ da educação, estabelecendo novas relações entre Estado e iniciativa privada.

Palavras-chave : Ensino Superior; Neoliberalização; Empresariado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )