SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número42A implementação do Proies no Brasil: novas regulações ou velhas práticas? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

BRAGA, Isabela Cristina Marins  e  GUIMARAES-IOSIF, Ranilce. O “oceano quantitativista” na avaliação da pósgraduação: implicações no trabalho docente. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.42, pp.479-498. ISSN 1981-0431.

O trabalho discute as implicações do atual modelo de avaliação da pós-graduação stricto sensu adotado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no trabalho docente, sob a perspectiva dos professores de dois programas da área de educação da região Centro-Oeste do Brasil - um pertencente a uma instituição pública e outro a uma instituição privada, confessional. Os resultados apontam que o foco quantitativista nos critérios da política de avaliação, em detrimento dos aspectos qualitativos das atividades de ensino e extensão, compromete o trabalho docente e, consequentemente, afeta também a qualidade do ensino, algo que precisa ser revisto com urgência.

Palavras-chave : Política de Avaliação; Pós-Graduação em Educação; Trabalho Docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )