SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue43Accountability policies and school management in Brazilian basic education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

MOSQUERA, Carlos Riádigos. Reflexões sobre a neutralidade nos currículos e a sua necessária parcialidade democrática. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.43, pp.515-527. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.5965/15164896v20n432014515.

A crescente complexidade das sociedades faz com que tratar de entendê-las sem múltiplas perspectivas seja social e epistemologicamente irresponsável. É necessário conhecer o que intervém ao elaborar um discurso, como a ideologia ou as emoções de quem escreve. Pretende-se pensar aqui como são essas marcas sociais e como se filtram no tipo de currículos que se elaboram. A forma hegemónica de entender o mundo pode estar presente em diferentes contextos, fortalecendo o aparecimento de umas realidades e grupos sociais e silenciando ou enfraquecendo outras. O resultado disto seria material curricular público que não recolhe a diversidade social e cultural sobre a que tem que refletir.

Keywords : Currículo; Discurso; Hegemonia; Justiça.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )