SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número43Políticas de responsabilización y gestión escolar en la educación básica brasilera índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

MOSQUERA, Carlos Riádigos. Reflexões sobre a neutralidade nos currículos e a sua necessária parcialidade democrática. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.43, pp.515-527. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.5965/15164896v20n432014515.

A crescente complexidade das sociedades faz com que tratar de entendê-las sem múltiplas perspectivas seja social e epistemologicamente irresponsável. É necessário conhecer o que intervém ao elaborar um discurso, como a ideologia ou as emoções de quem escreve. Pretende-se pensar aqui como são essas marcas sociais e como se filtram no tipo de currículos que se elaboram. A forma hegemónica de entender o mundo pode estar presente em diferentes contextos, fortalecendo o aparecimento de umas realidades e grupos sociais e silenciando ou enfraquecendo outras. O resultado disto seria material curricular público que não recolhe a diversidade social e cultural sobre a que tem que refletir.

Palabras clave : Currículo; Discurso; Hegemonia; Justiça.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )