SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número43Reflexiones sobre la neutralidad en los currículos y su necesaria parcialidad democráticaEl sentido de la formación y de la gestión en la universidad pública índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Fraga  y  AUGUSTO, Maria Helena. Políticas de responsabilização e gestão escolar na educação básica brasileira. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.43, pp.529-548. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.5965/15164896v20n432014529.

Nosso objetivo é identificar as dificuldades atuais do trabalho do diretor escolar para atender às expectativas quer da comunidade escolar, quer da administração educacional, a partir de pesquisas, destacando-se o survey, "O Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil", iniciado em 2009. Mostra-se que as exigências de construir coletivamente a gestão escolar, motivadas pelas reformas dos sistemas escolares das duas últimas décadas, acontecem ao mesmo tempo que as escolas devem responder aos imperativos das políticas de responsabilização, que associam resultados às premiações dos docentes e das escolas. Responsabilizados pelo alcance dos melhores índices de desempenho escolar, os diretores atuam num campo de tensões entre a autonomia e o controle.

Palabras clave : Gestão Escolar; Políticas de Responsabilização; Educação Básica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )