SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número43La percepción de los becarios del ProUni acerca de la pertenencia a la educación superior privadaTragedia y la agonística: provocación para el pensamiento crítico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

DRAGO, Rogério  y  PINEL, Hiran. Alunos com síndrome rara na escola comum: um olhar fenomenológico-existencial. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.43, pp.605-627. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.5965/15164896v20n432014605.

Tem como objetivo principal entender como sujeitos que apresentam uma síndrome rara são vistos-existenciados pelos outros seres que os rodeiam. Para tanto, caracterizamos algumas síndromes raras que se fazem presentes nas escolas de ensino comum; uma breve discussão acerca da inclusão, escolarização e práticas pedagógicas desenvolvidas com sujeitos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento no contexto da escola comum. Por fim são apresentadas algumas discussões acerca da fenomenologiaexistencial, que conduziu o estudo, bem como a discussão dos dados coletados numa pesquisa de campo com foco numa criança com uma síndrome rara em processo de inclusão escolar

Palabras clave : Inclusão Escolar; Síndromes Raras; Fenomenologiaexistencial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )