SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue43Children with rare syndromes in common schools: an existential-phenomenological lookChildhood in focus: State, public policies and education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

RIBEIRO, Cintya Regina. Tragicidade e agonística: provocações para uma crítica do pensamento. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.43, pp.629-642. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.5965/15164896v20n432014629.

A pesquisa explora a hipótese analítica de que o problema do pensamento no horizonte das discussões de Friedrich Nietzsche e Michel Foucault evocaria as qualidades de tragicidade e agonística como condições contingenciais para a emergência de outra experiência do pensar, modulando outras experiências de crítica e engendrando outros gestos ético-políticos. Vertemos tal debate para o território da filosofia da educação, uma vez que a contemporaneidade tem convocado o campo educacional ao adensamento das discussões políticas sobre experiências de pensamento e criticidade, seja nos âmbitos do cotidiano educacional, das políticas públicas, seja das pesquisas teóricas ou empíricas em educação.

Keywords : Pensamento; Crítica; Tragicidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )