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Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

ALMEIDA, Camila dos Santos  y  TASSONI, Elvira Cristina Martins. O coordenador pedagógico e a formação continuada no programa Ler e Escrever. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.43, pp.665-686. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.5965/15164896v20n432014665.

Este artigo resulta de pesquisa que investigou o processo de formação de professores proposto pelo programa Ler e Escrever do Estado de São Paulo. O material empírico contou com análise documental, observações de momentos formativos, em uma Diretoria de Ensino e em uma escola, além de entrevista semiestruturada com a professora coordenadora. Os resultados apontaram que a formação privilegia vivências e repasse de práticas, num processo de convencimento estabelecido em uma relação de poder. Apesar de se constatar um fortalecimento da função do professor coordenador, o programa vincula a importância do trabalho desse profissional à melhoria do desempenho dos alunos nas avaliações em larga escala.

Palabras clave : Coordenador Pedagógico; Formação Continuada; Política de Formação de Professores.

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