SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue43The teacher coordinator and continued education in the Ler e Escrever ProgramScience teaching in Braille with comics scripted by blind people author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

MARCON, Telmo  and  PIAIA, Consuelo Cristine. Educação em sociedades complexas: desafios para ressignificar sociopedagógica e politicamente a escola. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.43, pp.687-709. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.5965/15164896v20n432014687.

O presente artigo, de natureza bibliográfica, propõe-se a refletir sobre a educação no contexto das sociedades complexas, tendo, como delimitação, a ressignificação da escola. O texto inicia problematizando as sociedades complexas, para, em seguida, questionar os limites do modelo de ciência que se tornou hegemônico e analisar duas tradições pedagógicas que influenciaram profundamente a educação formal: a tradicional e a moderna. Por fim, serão feitas referências à escola itinerante do MST, enquanto experiência de educação, que possibilita superar a dicotomia escola e sociedade, bem como traz elementos para a ressignificação da escola frente aos desafios postos pelas sociedades complexas.

Keywords : Educação; Escola; Sociedades Complexas; Pedagogia Tradicional; Pedagogia Moderna.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )