SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número43O coordenador pedagógico e a formação continuada no programa Ler e EscreverEnsino de ciências em Braille com histórias em quadrinhos roteirizados por cegos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

MARCON, Telmo  e  PIAIA, Consuelo Cristine. Educação em sociedades complexas: desafios para ressignificar sociopedagógica e politicamente a escola. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.43, pp.687-709. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.5965/15164896v20n432014687.

O presente artigo, de natureza bibliográfica, propõe-se a refletir sobre a educação no contexto das sociedades complexas, tendo, como delimitação, a ressignificação da escola. O texto inicia problematizando as sociedades complexas, para, em seguida, questionar os limites do modelo de ciência que se tornou hegemônico e analisar duas tradições pedagógicas que influenciaram profundamente a educação formal: a tradicional e a moderna. Por fim, serão feitas referências à escola itinerante do MST, enquanto experiência de educação, que possibilita superar a dicotomia escola e sociedade, bem como traz elementos para a ressignificação da escola frente aos desafios postos pelas sociedades complexas.

Palavras-chave : Educação; Escola; Sociedades Complexas; Pedagogia Tradicional; Pedagogia Moderna.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )