SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue43Education in complex societies: challenges to reframe the school socio-educationally and politically author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

SANTANA, Otacílio Antunes. Ensino de ciências em Braille com histórias em quadrinhos roteirizados por cegos. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.43, pp.711-734. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.5965/15164896v20n432014711.

A motivação deste trabalho foi a construção de objetos educacionais adaptados e avaliados por cegos, sem percepção de luz, dentro da temática do ensino de ciências. O objeto elaborado foi as histórias em quadrinhos (HQs), traduzidas em Braille, seguindo as demandas e roteiros construídos por cegos, com a avaliação de outras pessoas com algum grau de visão, buscando o entendimento, a aprendizagem e a satisfação do uso. Ao final, o objeto educacional construído foi disponibilizado no Banco Internacional de Objetos Educacionais.

Keywords : Deficiência Visual; Objeto De Aprendizagem; Educação Lúdica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )