SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número43Educação em sociedades complexas: desafios para ressignificar sociopedagógica e politicamente a escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

SANTANA, Otacílio Antunes. Ensino de ciências em Braille com histórias em quadrinhos roteirizados por cegos. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.43, pp.711-734. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.5965/15164896v20n432014711.

A motivação deste trabalho foi a construção de objetos educacionais adaptados e avaliados por cegos, sem percepção de luz, dentro da temática do ensino de ciências. O objeto elaborado foi as histórias em quadrinhos (HQs), traduzidas em Braille, seguindo as demandas e roteiros construídos por cegos, com a avaliação de outras pessoas com algum grau de visão, buscando o entendimento, a aprendizagem e a satisfação do uso. Ao final, o objeto educacional construído foi disponibilizado no Banco Internacional de Objetos Educacionais.

Palavras-chave : Deficiência Visual; Objeto De Aprendizagem; Educação Lúdica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )