SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número44Un diálogo sobre las relaciones entre etnografía, cultura y educación: representaciones y prácticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

GUSMAO, Neusa Maria Mendes de. Antropologia e educação: um campo e muitos caminhos. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.44, pp.19-37. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n44.003.

O presente texto discute interação entre coisas diversas, vale dizer que não são iguais ou de mesma natureza. É disso que se trata quando pensamos em relações possíveis entre dois campos de conhecimento: a antropologia e a educação. Campos que diferem em seus princípios e também em seus pressupostos centrais, cujo movimento de intercomunicação e troca supõe a crítica constante e a revisão permanente dos próprios passos. Por esta razão, falar em diálogo entre campos diversos de conhecimento é também falar de possíveis conflitos e riscos. É falar de um contexto tensional que desafia o fazer antropológico, sua prática e seu suporte teórico, quando transita como campo de conhecimento a outro campo, numa região de fronteira. O objetivo é o de pensar as possibilidades de uma antropologia da educação compreensiva e crítica que se encontra em construção no Brasil hoje.

Palabras clave : Antropologia da Educação; Etnografia; Educação e Diversidade; História.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )