SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número44Etnografia em pesquisas educacionais: o treinamento do olharIdentidades, aprendizaje y la mediación intercultural: um análisis antropológico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

NOVARO, Gabriela. Famílias, associações e escolas: tensões nas identificações nacionais de crianças imigrantes. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.44, pp.77-93. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n44.006.

Neste artigo trabalho sobre os processos de identificação de crianças bolivianas moradoras de um bairro conhecido como "El barrio boliviano" (o bairro boliviano) perto do município de Escobar na Província de Buenos Aires. Dou atenção a como se desenvolve a problemática em contextos familiares, comunitários e escolares. Registra-se a alternância entre folclorizar e invisibilizar as referências de "o boliviano" nas duas escolas da localidade. Detenho-me no significado da dialética assinalamento-ocultamento como forma de marcar e viver a estrangeria num bairro atravessado por um forte processo de afirmação identitária "nacional".

Palabras clave : Identificação; Distinção; Assinalamento; Ocultamento..

        · resumen en Español | Portugués | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )