SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número44Etnografia em pesquisas educacionais: o treinamento do olharIdentidades, aprendizagem e mediação intercultural: uma análise antropológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

NOVARO, Gabriela. Famílias, associações e escolas: tensões nas identificações nacionais de crianças imigrantes. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.44, pp.77-93. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n44.006.

Neste artigo trabalho sobre os processos de identificação de crianças bolivianas moradoras de um bairro conhecido como "El barrio boliviano" (o bairro boliviano) perto do município de Escobar na Província de Buenos Aires. Dou atenção a como se desenvolve a problemática em contextos familiares, comunitários e escolares. Registra-se a alternância entre folclorizar e invisibilizar as referências de "o boliviano" nas duas escolas da localidade. Detenho-me no significado da dialética assinalamento-ocultamento como forma de marcar e viver a estrangeria num bairro atravessado por um forte processo de afirmação identitária "nacional".

Palavras-chave : Identificação; Distinção; Assinalamento; Ocultamento..

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )