SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número44Familias, asociaciones y escuelas: tensiones em las identificaciones nacionales de niños migrantesDinámicas culturales y educación: apropiación y (re) significación de los espacios de la escuela por los adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

VIEIRA, Ricardo  y  VIEIRA, Ana. Identidades, aprendizagem e mediação intercultural: uma análise antropológica. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.44, pp.95-115. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n44.007.

Neste texto é discutida a problemática das identidades plurais e sua reconstrução em contextos de educação escolar e não escolar. Discute-se a construção e incorporação de atitudes monoculturais, multiculturais e interculturais, por parte do self, e reconceitualiza-se o conceito de mestiçagem como capaz de dar conta da complexidade identitária dos sujeitos da contemporaneidade em que a mediação intercultural e sociopedagógica, numa lógica preventiva, reabilitadora e antropológica, surge como instrumento fundamental à hospitalidade das culturas e dos sujeitos que a habitam e (re)constroem. Mediante os processos de ensino-aprendizagem, todos nós acabamos por atravessar uma multiplicidade de culturas, códigos linguísticos, mais restritos, mais elaborados, mais locais, mais universais, crenças, valores, saberes, etc. E somos, cada vez mais, mais mestiços, culturalmente. No tipo de reconstrução identitária do self, nos trânsitos culturais potenciados pelas aprendizagens, tornando-se cada vez mais nesse mestiço, parece ter um papel relevante o mediador intercultural, como tentaremos mostrar ao longo deste ensaio.

Palabras clave : Identidades; Aprendizagem; Mestiçagem; Mediação; Interculturalidade..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )