SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número44Famílias, associações e escolas: tensões nas identificações nacionais de crianças imigrantesDinâmicas culturais e educação: apropriação e (re) significação de espaços escolares por adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

VIEIRA, Ricardo  e  VIEIRA, Ana. Identidades, aprendizagem e mediação intercultural: uma análise antropológica. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.44, pp.95-115. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n44.007.

Neste texto é discutida a problemática das identidades plurais e sua reconstrução em contextos de educação escolar e não escolar. Discute-se a construção e incorporação de atitudes monoculturais, multiculturais e interculturais, por parte do self, e reconceitualiza-se o conceito de mestiçagem como capaz de dar conta da complexidade identitária dos sujeitos da contemporaneidade em que a mediação intercultural e sociopedagógica, numa lógica preventiva, reabilitadora e antropológica, surge como instrumento fundamental à hospitalidade das culturas e dos sujeitos que a habitam e (re)constroem. Mediante os processos de ensino-aprendizagem, todos nós acabamos por atravessar uma multiplicidade de culturas, códigos linguísticos, mais restritos, mais elaborados, mais locais, mais universais, crenças, valores, saberes, etc. E somos, cada vez mais, mais mestiços, culturalmente. No tipo de reconstrução identitária do self, nos trânsitos culturais potenciados pelas aprendizagens, tornando-se cada vez mais nesse mestiço, parece ter um papel relevante o mediador intercultural, como tentaremos mostrar ao longo deste ensaio.

Palavras-chave : Identidades; Aprendizagem; Mestiçagem; Mediação; Interculturalidade..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )