SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número44Identidades, aprendizaje y la mediación intercultural: um análisis antropológicoLas lecciones de las cosas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

TOSTA, Sandra Pereira  y  CARVALHO, Andréa Pinheiro Tomaz. Dinâmicas culturais e educação: apropriação e (re) significação de espaços escolares por adolescentes. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.44, pp.117-137. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n44.008.

Este artigo objetivou conhecer e interpretar a construção identitária de adolescentes a partir dos gostos, estilos, comportamentos e experiência escolar, percebidos nos modos como um grupo de alunos do terceiro ciclo se apropria de significados, usa-os e atribui significados aos tempos e espaços externos à sala de aula. Tratou-se de um estudo qualitativo realizado numa escola da rede municipal de Contagem - MG, nos anos de 2007 e 2008, com o uso de questionário, depoimentos e observação sistemática das rotinas escolares. Os resultados mostram que, para além do espaço canônico da sala de aula, os diversos modos como os adolescentes se expressam em dinâmicas culturais devem ser considerados nas políticas educacionais.

Palabras clave : Alunos Adolescentes; Tempos e Espaços Escolares; Culturas; Identidades..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )