SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número44Identidades, aprendizagem e mediação intercultural: uma análise antropológicaAs lições das coisas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

TOSTA, Sandra Pereira  e  CARVALHO, Andréa Pinheiro Tomaz. Dinâmicas culturais e educação: apropriação e (re) significação de espaços escolares por adolescentes. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.44, pp.117-137. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n44.008.

Este artigo objetivou conhecer e interpretar a construção identitária de adolescentes a partir dos gostos, estilos, comportamentos e experiência escolar, percebidos nos modos como um grupo de alunos do terceiro ciclo se apropria de significados, usa-os e atribui significados aos tempos e espaços externos à sala de aula. Tratou-se de um estudo qualitativo realizado numa escola da rede municipal de Contagem - MG, nos anos de 2007 e 2008, com o uso de questionário, depoimentos e observação sistemática das rotinas escolares. Os resultados mostram que, para além do espaço canônico da sala de aula, os diversos modos como os adolescentes se expressam em dinâmicas culturais devem ser considerados nas políticas educacionais.

Palavras-chave : Alunos Adolescentes; Tempos e Espaços Escolares; Culturas; Identidades..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )