SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue44Education and cultural dynamics: appropriation and (re) signification of school spaces by teenagersGilberto Freyre and education: race, democracy and teaching of african-brazilian history and culture author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

PIMENTEL, Álamo. As lições das coisas. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.44, pp.139-157. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n44.009.

Os museus constituem espaços para o ensino de antropologia. A partir de um projeto didático de antropologia da educação em um museu de antropologia de uma universidade pública brasileira, emergem importantes significados para a experiência do estranhamento etnográfico com os objetos da exposição permanente. Mediante uma análise de relatórios de visita produzidos pelos estudantes, o autor apresenta os diferentes arranjos discursivos que compõem os acervos da exposição e revela, a partir das configurações de sentidos produzidas pelos estudantes, as principais lições das coisas que emergem desta experiência. Os resultados indicam que aspectos estéticos, ideológicos, diferentes marcas de gênero e sexualidade bem como a falta de conhecimento prévio se destacam como resultantes do estranhamento.

Keywords : Antropologia da Educação; Educação e Museus; Ensino..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )