SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número44Dinámicas culturales y educación: apropiación y (re) significación de los espacios de la escuela por los adolescentesGilberto Freyre y educación: raza, democracia y la enseñanza de historia y cultura afro-brasileñas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

PIMENTEL, Álamo. As lições das coisas. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.44, pp.139-157. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n44.009.

Os museus constituem espaços para o ensino de antropologia. A partir de um projeto didático de antropologia da educação em um museu de antropologia de uma universidade pública brasileira, emergem importantes significados para a experiência do estranhamento etnográfico com os objetos da exposição permanente. Mediante uma análise de relatórios de visita produzidos pelos estudantes, o autor apresenta os diferentes arranjos discursivos que compõem os acervos da exposição e revela, a partir das configurações de sentidos produzidas pelos estudantes, as principais lições das coisas que emergem desta experiência. Os resultados indicam que aspectos estéticos, ideológicos, diferentes marcas de gênero e sexualidade bem como a falta de conhecimento prévio se destacam como resultantes do estranhamento.

Palabras clave : Antropologia da Educação; Educação e Museus; Ensino..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )