SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número44Dinâmicas culturais e educação: apropriação e (re) significação de espaços escolares por adolescentesGilberto Freyre e a educação: raça, democracia e ensino de história e cultura afro-brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

PIMENTEL, Álamo. As lições das coisas. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.44, pp.139-157. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n44.009.

Os museus constituem espaços para o ensino de antropologia. A partir de um projeto didático de antropologia da educação em um museu de antropologia de uma universidade pública brasileira, emergem importantes significados para a experiência do estranhamento etnográfico com os objetos da exposição permanente. Mediante uma análise de relatórios de visita produzidos pelos estudantes, o autor apresenta os diferentes arranjos discursivos que compõem os acervos da exposição e revela, a partir das configurações de sentidos produzidas pelos estudantes, as principais lições das coisas que emergem desta experiência. Os resultados indicam que aspectos estéticos, ideológicos, diferentes marcas de gênero e sexualidade bem como a falta de conhecimento prévio se destacam como resultantes do estranhamento.

Palavras-chave : Antropologia da Educação; Educação e Museus; Ensino..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )