SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue44Gilberto Freyre and education: race, democracy and teaching of african-brazilian history and cultureThe significance of school evaluation for fourth grade children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

RUZA, Fábio Machado; SILVA, Santuza Amorim da  and  PADUA, Karla Cunha. Ser professor universitário: identidades construídas entre aspectos de satisfação e insatisfação profissional. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.44, pp.179-198. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n44.011.

Neste artigo, sintetizam-se resultados de uma pesquisa que analisou os elementos constituintes das identidades profissionais dos professores da Universidade do Estado de Minas Gerais, triangulando dados de questionários e entrevistas narrativas aplicadas aos docentes, com a análise de documentos. Os dados revelaram que, na instituição pesquisada, as identidades profissionais se constroem, contraditoriamente, entrecruzando insatisfação profissional, decorrente da precariedade das condições de trabalho, e satisfação profissional relacionada ao ambiente de trabalho e à autonomia profissional.

Keywords : Professor Universitário; Identidade Profissional; Trabalho Docente; Organização do Trabalho; Satisfação Profissional..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )