Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
RUZA, Fábio Machado; SILVA, Santuza Amorim da y PADUA, Karla Cunha. Ser professor universitário: identidades construídas entre aspectos de satisfação e insatisfação profissional. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.44, pp.179-198. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.2015/lcv21n44.011.
Neste artigo, sintetizam-se resultados de uma pesquisa que analisou os elementos constituintes das identidades profissionais dos professores da Universidade do Estado de Minas Gerais, triangulando dados de questionários e entrevistas narrativas aplicadas aos docentes, com a análise de documentos. Os dados revelaram que, na instituição pesquisada, as identidades profissionais se constroem, contraditoriamente, entrecruzando insatisfação profissional, decorrente da precariedade das condições de trabalho, e satisfação profissional relacionada ao ambiente de trabalho e à autonomia profissional.
Palabras clave : Professor Universitário; Identidade Profissional; Trabalho Docente; Organização do Trabalho; Satisfação Profissional..