SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número44Gilberto Freyre y educación: raza, democracia y la enseñanza de historia y cultura afro-brasileñasLa significación de la evaluación para niños de cuarto año primario índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

RUZA, Fábio Machado; SILVA, Santuza Amorim da  y  PADUA, Karla Cunha. Ser professor universitário: identidades construídas entre aspectos de satisfação e insatisfação profissional. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.44, pp.179-198. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n44.011.

Neste artigo, sintetizam-se resultados de uma pesquisa que analisou os elementos constituintes das identidades profissionais dos professores da Universidade do Estado de Minas Gerais, triangulando dados de questionários e entrevistas narrativas aplicadas aos docentes, com a análise de documentos. Os dados revelaram que, na instituição pesquisada, as identidades profissionais se constroem, contraditoriamente, entrecruzando insatisfação profissional, decorrente da precariedade das condições de trabalho, e satisfação profissional relacionada ao ambiente de trabalho e à autonomia profissional.

Palabras clave : Professor Universitário; Identidade Profissional; Trabalho Docente; Organização do Trabalho; Satisfação Profissional..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )