SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número44Gilberto Freyre e a educação: raça, democracia e ensino de história e cultura afro-brasileirasA significação da avaliação escolar para crianças do quarto ano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

RUZA, Fábio Machado; SILVA, Santuza Amorim da  e  PADUA, Karla Cunha. Ser professor universitário: identidades construídas entre aspectos de satisfação e insatisfação profissional. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.44, pp.179-198. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n44.011.

Neste artigo, sintetizam-se resultados de uma pesquisa que analisou os elementos constituintes das identidades profissionais dos professores da Universidade do Estado de Minas Gerais, triangulando dados de questionários e entrevistas narrativas aplicadas aos docentes, com a análise de documentos. Os dados revelaram que, na instituição pesquisada, as identidades profissionais se constroem, contraditoriamente, entrecruzando insatisfação profissional, decorrente da precariedade das condições de trabalho, e satisfação profissional relacionada ao ambiente de trabalho e à autonomia profissional.

Palavras-chave : Professor Universitário; Identidade Profissional; Trabalho Docente; Organização do Trabalho; Satisfação Profissional..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )